
Criada em plena pandemia para dar resposta a uma emergência nacional, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 “deve ser aproveitada como exemplo de boa prática”, enfatizou Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos, na primeira sessão que iniciou os trabalhos da segunda parte da eHealth Sessions 1.
O bastonário relembrou o momento em que a Ordem e a SPMS iniciaram um trabalho conjunto, em resposta a um pedido do Ministério da Saúde, e, de forma célere, o Aconselhamento Psicológico do SNS 24 ficou disponível e recebeu uma enorme adesão por parte dos portugueses.
Hoje, com mais de 180 mil chamadas atendidas, a acessibilidade à Linha é um dos maiores contributos para a redução do estigma associado às questões da saúde mental. “Isto deve-nos, mais do que refletir, agir e tomar decisões para ultrapassar os preconceitos, se é que ainda existam”, sublinhou Francisco Miranda Rodrigues, acrescentando que esta é uma resposta absolutamente essencial, pelo que é necessário que haja condições para a sustentabilidade deste serviço.
O bastonário agradeceu aos psicólogos e psicólogas que responderam de uma forma rápida na intervenção à distância, quando em 2020 apenas uma pequena percentagem tinha esse conhecimento, contudo, em 2021, mais de 90% já tinha adquirido prática nesse tipo de intervenção.
O agradecimento pela parceria bem conseguida entre a Ordem de Psicólogos e a SPMS fechou a intervenção do bastonário nesta sessão centrada na acessibilidade, no serviço de apoio e aconselhamento psicológico do SNS 24.