Ir para o conteúdo
06 Abril 2021

“Cross-Border Telehealth Services in EU: a dream or a reality?”

A SPMS promoveu o workshop intitulado “Cross-Border Telehealth Services in EU: a dream or a reality?”, no passado dia 19 de março, inserido no âmbito das iniciativas promovidas pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) no domínio da saúde. A PPUE pretende promover uma maior cooperação entre os Estados-Membros, de modo a apoiar a capacidade dos serviços de saúde para enfrentar ameaças à saúde pública.

Este workshop teve como finalidade debater os principais desafios que se impõem à telessaúde ao nível transfronteiriço, nomeadamente na identificação de obstáculos e facilitadores existentes e, desta forma, contribuir para superar as barreiras à telessaúde.

A pandemia da Covid-19 desafiou a sustentabilidade dos sistemas de saúde e demonstrou a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios transfronteiriços de saúde pública. Além disso, destacou a necessidade de aplicar soluções digitais para sistemas de saúde em todo o mundo, como ferramentas de telessaúde para otimizar recursos, garantindo a segurança dos pacientes e os seus direitos de acesso à saúde.

Não obstante, a telessaúde enfrenta vários desafios, sendo importante identificar barreiras e agentes facilitadores, bem como iniciativas em curso e infraestruturas existentes para avaliar a possibilidade de um serviço de telessaúde transfronteiriço na UE.